Planejar, em muitos aspectos, é um dos pontos importantíssimos para levar uma vida mais saudável. A Nutricionista Bianca Santos Giacomini irá ajudar no seu plano alimentar.

Primeiro Passo para a Mudança

Planejar, em muitos aspectos, é um dos pontos importantíssimos para levar uma vida mais saudável e com resultados recompensadores.
Nas mudanças de hábitos, principalmente quando nos referimos a alimentação, controlar a quantidade de nutrientes necessários para uma vida saudável, proporciona a prevenção de doenças relacionadas à carência nutritiva, ou seja, uma alimentação saudável planejada e variada, com exercícios, sempre que possível, resultará em uma vida prolongada e com qualidade.

Mas Como Começar?

Gosto de dizer: “comece pelo começo”. Mudanças promovidas no café da manhã costumam ser muito úteis e é um bom começo para iniciar uma mudança aos poucos! Trate-se da primeira refeição do dia, portanto devemos dar a devida atenção a ela, não é mesmo?

Algumas Dicas:

  1. Procure substituir as farinhas brancas (pão francês, torrada, biscoitos recheados, cereais como cornflakes com açúcar por: pão integral, cereais como aveia, quinoa, amaranto, granola sem açúcar, cornflakes integral, cará, inhame, batata doce, mandioca ou macaxeira).
  2. Tente substituir 1 a 2 x por semana, o Leite de vaca – muito comum no café dos brasileiros –   por iogurte desnatado, ovo ou leites vegetais – se possível (amêndoa, castanha, coco  etc.).
  3. Limitar o consumo de embutidos – peito de peru, presunto, mortadela, salame (substitua por creme de ricota, pasta de frango caseira, pasta de grão de bico  ou até mesmo o queijo minas frescal e cottage.
  4. Inclua um tipo de fruta todos os dias e evite o consumo sucos industrializados, até mesmo a polpa de fruta é mais interessante.
  5. Não mude tudo de um dia para o outro, ao longo da semana, mude 1 item de cada vez e não deixe de anotar as mudanças conquistadas (dica: faça seu próprio recordatório ou registro alimentar).
  6. Se você não costuma fazer café da manhã, aos poucos, vá introduzindo algum dos itens citados acima, até mesmo uma única fruta será bem vinda!

Comecei, mas estou perdido!

O papel do nutricionista em consultório, é justamente adequar e adaptar essas mudanças sugeridas com a sua rotina. Precisamos saber qual horário são suas refeições, se estas sucedem ou antecedem a um treino ou atividade física, saber suas restrições e preferências, dentre outros aspectos importantes no momento de planejarmos uma alimentação.

Claro que a mudança de comportamento envolve dentro outras coisas, a adaptação do paladar a alimentos novos – o que particularmente – acho de extrema importância!

Procure o profissional que pensará e irá planejar em conjunto com você todas essas questões e detalhes. Consulte o Nutricionista.

Bianca Santos Giacomini

Nutricionista graduada pelo Centro Universitário São Camilo. Pós graduanda em Fitoterapia Funcional pela VP Consultoria. CRN- 3-37982

http://www.nutricionistabiancagiacomini.com/

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