prática de exercícios aeróbios
benefícios dos exercícios aeróbios

São inúmeros os benefícios da prática regular dos exercícios aeróbios:

1. Melhora o humor e combate a depressão.

2. Diminui a ansiedade e o estresse.

3. Aumenta muito a autoestima.

4. Melhora do sistema imune.

5. Melhora a qualidade do sono.

6. Fortalece a musculatura do coração, aumentando a capacidade cardiorrespiratória.

7. Melhora o nível do bom colesterol, o HDL.

8. Aumenta a resistência à fadiga, dando mais disposição para as tarefas do dia a dia.

9. Previne doenças como hipertensão, diabetes, acidentes vasculares cerebrais e obesidade.

10. Provoca a perda de peso.

Preste atenção a alguns detalhes para uma boa prática:

  • os resultados mais imediatos são a melhora da disposição e melhora da circulação sanguínea. Os outros benefícios funcionam como uma poupança: onde quanto mais praticamos, mais acumulamos saúde, através de exercícios como caminhar, pedalar, dançar ou nadar.
  • é importante a regularidade em seus treinos para potencializar os resultados com a atividade física. Os efeitos acumulativos são os mais eficazes para a saúde, além disso, o índice de lesões é grande com a prática de exercícios esporadicamente. Isso é um fator que deve ser evitado.
  • Apesar da frequência cardíaca ser um fator individual podemos controlar para que não ultrapasse os 150 batimentos por minuto, valor padronizado por questão de segurança. Observe sua respiração, caso sinta-se ofegante e não consiga falar normalmente, cortando as frases e palavras é sinal que está indo para a classificação de exercícios avançados.
  • Quando realizamos o exercício aeróbio moderado sentimos que nosso coração está batendo mais acelerado que em repouso, mas não sentimos o aceleramento excessivo. A respiração é um termômetro para sabermos se estamos no caminho certo. A frequência respiratória aumentará, mas de forma sutil e ainda conseguimos conversar com outra pessoa normalmente, enquanto realizamos a atividade.  A partir, do momento que não conseguimos conversar normalmente durante a prática do exercício aeróbio é sinal que devemos diminuir o ritmo.
  • Além disso, podemos sentir o efeito de relaxamento após os exercícios físicos aeróbios pela liberação de endorfina que é um neurotransmissor, assim como a noradrenalina, a acetilcolina e a dopamina, todas liberadas nos exercícios aeróbios. Esses hormônios são chamados de hormônios do prazer, pelos efeitos de relaxamento que produzem.

 

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