musculação
perder gordura corporal com a musculação

Dados de 2015 mostram que no Brasil 46% da população (mais de 68 milhões de pessoas) está com excesso de peso e 10% dos adultos (cerca de 10 milhões) são obesos. Esses dados são alarmantes e retratam como a população está sedentária e com maus hábitos alimentares.

Alguns anos atrás a divulgação de exercícios para perda de peso era baseada em programas de treinos aeróbios, mas com os estudos recentes e com anos de pesquisas, hoje já sabemos que os exercícios musculares provocam emagrecimento, e de maneira muito eficiente.

Perda de gordura corporal e aumento de massa magra

Perder peso não significa em muito casos perder gordura. É possível emagrecer ganhando peso, engordar perdendo peso ou perder peso sem emagrecer. O bacana da musculação é que ela provoca a diminuição da gordura corporal e aumento da massa magra, validando de maneira correta o ato de emagrecer.

Emagrecer é eliminar os excessos de gordura corporal, diminuindo seu percentual. Por isso, a musculação vem sendo adotada quando o objetivo é emagrecer por diversos fatores:

  • A musculação é uma atividade de pouco impacto
  • Quando bem executado os exercícios, ela é uma atividade segura para lesões
  • Os treinos podem ser mais curtos.

Em alguns casos quando iniciamos os exercícios na musculação o peso corporal pode até aumentar, mas é explicado pelo aumento da massa muscular, e a densidade dos músculos é maior que as gordura do nosso corporal, mas com certeza com o tempo de prática na musculação o seu percentual de gordura reduzirá e a sua aparência será que emagreceu.

Queimando o máximo de calorias

Quando realizamos um treinamento físico temos gastos calóricos. Um deles é quando estamos praticando os exercícios e o outro quando estamos nos recuperando após o término da atividade.

Queimando o máximo de calorias

Quando realizamos um treinamento físico temos gastos calóricos. Um deles é quando estamos praticando os exercícios e o outro quando estamos nos recuperando após o término da atividade.

Na musculação, tanto o gasto calórico no ato é bem considerável quanto o gasto de energia e consumo de oxigênio para trazer o corpo recuperado. Isso provoca uma metabolização de gordura e aumento do metabolismo, tudo o que precisamos nos programas de emagrecimento.

Os diferentes métodos de treinamento na musculação provocam diminuição de gordura corporal quando o praticante tem uma alimentação controlada e alinhada com o programa de emagrecimento. Porém, os métodos em circuito provocam resultados mais expressivos para pessoas que querem perder peso.

DEIXAR UMA RESPOSTA